A região

Arcos de Valdevez

O concelho de Arcos de Valdevez, situa-se na província do Alto Minho, distrito de Viana do Castelo, ao longo da fronteira Ourensana da Galiza.

O Vez

Município de 36 freguesias, com uma área de 450 km2, conserva todo o encanto característico desta região: paisagem verde, frescura abundante, arquitectura solarenga e um rio que espelha toda a vaidade de uma vila carregada de história: O Vez.

Serras do Soajo e da Peneda

É uma área essencialmente montanhosa, da qual fazem parte as serras do Soajo e da Peneda, territórios de referência do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Espigueiros do Soajo

Arcos de Valdevez, apesar de um notável desenvolvimento ao nível do comércio, serviços e indústria continua, maioritariamente, um município rural, cuja principal actividade económica assenta numa agricultura tradicional de grande qualidade.

Aldeia de Sistelo

A agricultura aqui praticada é essencialmente de subsistência, virada para o auto consumo familiar, sendo que, as únicas produções agrícolas comercializadas com o exterior, são, na montanha, os produtos provenientes da pecuária extensiva de raças autóctones, no vale, o vinho verde. As explorações agrícolas são de reduzidas dimensões e encontram-se fragmentadas num elevado número de blocos, dispostos em socalcos.

Arcos de Valdevez

Os conhecimentos, os usos e os costumes das populações locais são um dos principais pontos fortes do nosso território. São os conhecimentos transmitidos de geração em geração que aliados às habilidades intrínsecas de cada indivíduo, permitem numa racionalidade eficiente do espaço, uma economia de custos na gestão económica das unidades empresariais familiares e do território como um todo.

Santuário da Peneda

As tradições, os usos e os costumes, assentes na experiência acumulada ao longo de séculos de história, proporcionam um saber fazer próprio e característico, que transmite aos produtos particularidades únicas, que vão de encontro ao gosto do consumidor, na procura de uma identidade cultural diferente da sua, ou que sendo a sua, lhe traga à memória os sabores e gostos de uma região que tanto aprecia…

Pin It on Pinterest

Share This